A ingestão de carne vermelha está a décadas a ser ligada pelos cientistas de diversas partes do mundo ao surgimento de tumores malignos.
Porém, um novo estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, dá conta de que, na verdade, a ingestão deste tipo de carne é encarado pelo organismo humano como sendo um corpo estranho, ativando, por consequência, uma reação imunológica.
Os investigadores descobriram que a carne vermelha contém um açúcar que por outros animais mas não pelos humanos, o que desencadeia uma resposta corporal para que este seja eliminado, estimulando a produção de anticorpos que fazem com que haja inflamações que podem, eventualmente, progredir para cancro.
Os testes foram realizados em ratos, estimulando-se o animal a ter o mesmo comportamento que os humanos, verificando-se um aumento espontâneo do número de casos de cancro na espécie. Porém, provar o mesmo facto em humanos poderá ser mais difícil temem os investigadores.
Mas não pense que tem de deixar de comer carne de porco e outras, porque na verdade o que potencia o surgimento desta doença é o facto de haver um consumo exagerado de carne vermelha. No entanto, não deverá ingerir mais do que 70 gramas deste produto por dia.