Meteorologia

  • 18 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Japão promete ajuda de 2,5 mil milhões ao Médio Oriente

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, prometeu hoje uma ajuda de 2,5 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) ao Médio Oriente, durante uma visita ao Egito no quadro de um périplo pela região.

Japão promete ajuda de 2,5 mil milhões ao Médio Oriente
Notícias ao Minuto

12:42 - 17/01/15 por Lusa

Mundo EI

Shinzo Abe comprometeu-se ainda com uma ajuda de 200 milhões de dólares aos países afetados pela ofensiva do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, que causou milhares de deslocados e refugiados.

A verba, destinada a toda a região, visará nomeadamente fornecer "ajuda humanitária e a desenvolver infraestruturas" e não pode ser utilizada para actividade militares, explicou o primeiro-ministro japonês durante uma reunião de empresários egípcios e japoneses no Cairo.

"A ajuda do Japão visa restaurar a estabilidade da região", disse Shinzo Abe, que ainda hoje se encontrará com o presidente egipcio Abdel Fattah al-Sissi.

Segundo estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, o número de refugiados sírios poderá atingir os 4,27 milhões até dezembro, contra os atuais três milhões.

Depois do Egito, o primeiro-ministro japonês visitará a Jordânia, Israel e os territórios palestinianos. Esta é a primeira visita de um primeiro-ministro do Japão ao Médio Oriente desde 2006.

Na Jordânia, que acolhe mais de 620 mil refugiados, Shinzo Abe encontrar-se-á com o rei Abdullah II.

Tem ainda encontros previstos com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e com o presidente palestiniano Mahmud Abbas.

Favorável a uma solução de dois estados, o dirigente japonês deverá exortar as duas partes a retomarem as negociações de paz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório