Primeiro-ministro da Grécia visitará a Rússia em maio
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, líder do partido da esquerda radical Syriza, que venceu as legislativas de 25 de janeiro, indicou hoje que vai visitar a Rússia em maio a convite do Presidente russo, Vladimir Putin.
© Reuters
Mundo Alexis Tsipras
Num contacto telefónico, "o Presidente russo congratulou o primeiro-ministro pela formação do novo governo e convidou-o a visitar Moscovo a 9 de maio", o dia da festa nacional da Rússia, referiu em comunicado o gabinete de Tsipras.
A Rússia celebra a 9 de maio os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, com uma parada do Dia da Vitória que geralmente também serve para exibir o poder militar do país.
"O primeiro-ministro sublinhou que o combate ao nazismo é muito importante" e indicou que vai comparecer, acrescenta o comunicado do governo.
O atual executivo grego, uma coligação entre o Syriza e os nacionalistas Gregos independentes (Anel) está a tentar renegociar o impopular resgate internacional firmado pelo anterior executivo com a 'troika' de credores internacionais (UE-FMI), mas também parece pretender manter relações próximas com Moscovo.
Numa das suas primeiras deliberações, o novo governo de Atenas protestou contra uma declaração da União Europeia (UE), que ameaçava reforçar as sanções contra à Rússia devido à crise na Ucrânia.
O novo chefe da diplomacia, Nikos Kotzias, disse depois que a UE deverá evitar "atitudes espasmódicas" face à Rússia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com