Governo brasileiro e camionistas chegam a acordo
O Governo brasileiro e representantes dos camionistas negociaram e anunciaram quarta-feira à noite (madrugada de hoje em Lisboa), que chegaram a acordo para o fim dos bloqueios nas rodovias.
© Reuters
Mundo Bloqueio
Na negociação, que se prolongou por mais de dez horas na sede do Executivo brasileiro, o Governo afirmou que o preço do diesel não subirá nos próximos seis meses e aceitou renegociar dívidas do setor, além de oferecer a diminuição do preço das portagens para camionistas e admitir o aumento do número de horas extras para a categoria.
O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, disse aos jorbnalistas que a proposta só seria cumprida depois do fim dos bloqueios, o que ainda não ocorreu em pelo menos cinco Estados, segundo a imprensa brasileira.
Citado pelo jornal Folha de São Paulo, o presidente da Confederação Naional dos Transportadores Autónomos, Diumar Bueno, afirmou que as entidades que negociaram com o governo são favoráveis ao fim dos bloqueios, mas que, como o movimento é autónomo, não poderia garantir que os grevistas iriam aderir a proposta.
O protesto de camionistas iniciado quarta-feira da semana passada chegou a bloquear mais de 90 troços de estradas em 12 Estados, e a prejudicar o abastecimento de alimentos e combustíveis em algumas cidades.
Os manifestantes reivindicavam preços mais baixos nos combustíveis e nas portagens, além de mudanças na legislação laboral do setor e a prorrogação de parcelas do financiamento dos veículos.
Os bloqueios afetam rodovias em todas as regiões brasileiras, nos Estados do Pará (norte do país), Ceará, Baía (nordeste), Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul (centro-oeste), Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo (sudeste), Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (sul).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com