CIA tentou aceder a informações pessoais de clientes Apple
Os documentos da CIA, eque provam a tentativa de acesso a informações de clientes da Apple foram disponibilizados por Edward Snowden.
© Reuters
Mundo Edward Snowden
Segundo o The Intercept, os serviços secretos norte-americanos estão, há quase uma década, a procurar formas de espiar utilizadores da Apple.
Foram esta terça-feira revelados documentos obtidos por Edward Snowden, onde é perceptível que a CIA trabalha a fim de quebrar os sistemas de segurança dos telemóveis e tablets da gigante tecnológica.
O relatório cita documentos secretos norte-americanos que sugerem que investigadores do governo criaram uma versão de XCode, a ferramenta que a Apple desenvolveu para criar entradas secretas nos programas distribuídos na APP Store.
O The Intercept revela ainda que os documentos reportam ao período entre 2006 e 2013, mas não são explícitos ao ponto de se perceber se os investigadores conseguiram ou não quebrar a encriptação da Apple, que protege os dados e comunicações dos clientes. O site frisa ainda que o programa também incluía telemóveis Android da Google.
Recorde-se que, no final do verão do ano passado, a Apple reforçou os métodos de encriptação de dados do iPhone de modo a garantir que, caso o governo ordenasse, não fosse possível extrair informações dos aparelhos.
Alguns líderes mundiais como o presidente norte-americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico David Cameron já afirmaram publicamente que temem que essas ferramentas, para proteger a privacidade dos cidadãos, impeçam governos de monitorizar extremistas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com