BCE deu 'nega' a proposta para cortar financiamento à Grécia
A informação adiantada pela Bloomberg dá conta que a proposta chegou do Mecanismo Único de Supervisão, o sistema europeu de supervisão bancária, ativo desde novembro último.
© Reuters
Mundo Mecanismo
O Mecanismo Único de Supervisão (SSM, na sigla em inglês) terá proposto que fossem criados limites que impedissem os bancos gregos de aumentar a sua exposição de curto prazo à dívida pública emitida por Atenas.
Escreve a Bloomberg que, o Banco Central Europeu, um dos organismos que compõem o SSM e que está na origem deste mecanismo, recusou a ideia, para não prejudicar as negociações que decorrem atualmente entre o novo governo grego, empossado já este ano, e os parceiros europeus.
O objetivo seria limitar o montante em dívida grega de curto prazo que os bancos helénicos podem ter em carteira, uma proposta que poderia ter consequências, também elas a curto prazo, isto numa semana em que Atenas já reembolsou mais 584 milhões de euros ao FMI, havendo 300 milhões por reembolsar amanhã, sexta-feira.
Esta ‘nega’ dada à proposta pelo BCE foi feita tendo também em conta o facto de, hoje mesmo, estar prevista uma minicimeira que irá juntar o líder grego, Alexis Tsipras, a chanceler Angela Merkel e o presidente francês François Hollande, além do próprio Mario Draghi, responsável máximo do BCE.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com