Alemanha foi avisada sobre problemas de fiscalização aérea
A União Europeia alertou em novembro a Alemanha para problemas com a fiscalização dos seus aviões. Entre estas falhas encontra-se o acesso a informação como a de relatórios médicos.
© Reuters
Mundo Germanwings
A falta de fiscalização dos aviões alemães mereceu em novembro um aviso da União Europeia (UE) à Alemanha, sendo que na maioria das falhas pode encontrar-se falta de pessoal que fiscalize as tripulações.
O The Wall Street Journal teve acesso à notificação enviada pela União Europeia à Alemanha e entre as falhas apontadas encontram-se o acesso à informação relativa a relatórios médicos, um dado novo que para o presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), Manuel Silveira, não teria prevenido o acidente do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes.
Silveira explicou ao Diário de Notícias que, pelo menos a nível nacional, as inspeções são apenas feitas a um nível técnico, ou seja, é verificado se o aparelho está a funcionar corretamente e se está tudo operacional para que o voo decorra normalmente. O presidente da APPLA aponta a culpa para entidades como a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), responsáveis por medidas que extinguiram os “exames psicológicos obrigatórios para pilotos.”
Para Silveira, a falta de recursos humanos que faça uma verificação mais profunda da tripulação é algo que atravessa toda a europa e não apenas a Alemanha, “seja por falta de dinheiro ou por cumprimento de uma filosofia de racionalização de recursos.”
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com