Pilotos procuram tranquilizar passageiros após acidente no Alpes
O caráter inusitado do acidente com o Airbus A320 da Germanwings deixou, naturalmente, muita tensão entre viajantes. Os pilotos, tanto da Germanwings, como da Lufthansa, tentam amenizar medos e desconfianças falando com os passageiros antes do voo descolar, mostrando-se, também, humanos.
© Reuters
Mundo Germanwings
Quando Andreas Lubitz tomou a decisão de despenhar o voo 9525 da Germanwings contra as montanhas dos Alpes, tirando a vida a 150 pessoas, algumas coisas mudaram para os passageiros dos transportes aéreos, não só na Alemanha, mas do resto do mundo.
Aconteceu o impensável: a ameaça vir de dentro, vir de uma das pessoas a quem todas as almas a bordo são confiadas pela própria companhia, sendo portanto natural que os passageiros manifestem alguma tensão para com os pilotos.
Esta última quinta-feira, mais um piloto da Germanwings chegou às notícias por se dirigir aos passageiros de um voo entre Berlim e Paris antes de descolar, procurando “olhar nos olhos” das pessoas para aliviar o ambiente pesado, relatou o Daily Mail.
De acordo com um dos passageiros, que confessou ele próprio estar um pouco desconfortável com a viagem, o homem falou durante algum tempo e em três línguas, referindo que amava o fazia e que eram tempos muito difíceis também para ele e para a companhia.
Não é a primeira vez que um piloto da subsidiária low-cost da Lufthansa se dirige aos passageiros, discursando antes de levantar voo, para tentar amenizar o sentimento de desconfiança e de medo.
Outro relato, de uma passageira de um voo entre Hamburgo e a Colónia, fala de um piloto que cumprimentou todos os passageiros individualmente e falou com eles sobre a sua própria família, humanizando-se perante as pessoas.
Mesmo não sendo novo o piloto ou copiloto dirigir-se aos passageiros antes de a viagem começar, este é sem dúvida um momento invulgar para estes profissionais, que tentam mostrar-se às pessoas como mais do que pilotos, como seres humanos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com