Síria: Atentados jihadistas fazem 32 mortos
'Jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico atacaram na terça-feira à noite a cidade estratégica síria de Marea (norte), fazendo nomeadamente explodir dois veículos armadilhados que mataram 32 pessoas, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
© Lusa
Mundo Ataque
Um dos veículos explodiu junto a uma base rebelde na aldeia de Hawar Kilis, junto à fronteira com a Turquia, matando pelo menos 23 militantes, segundo a organização.
O segundo visou um edifício de comando dos rebeldes em Marea e provocou a morte a nove pessoas, entre as quais três comandantes.
Segundo o Observatório, os comandantes pertenciam a três dos grupos da oposição ao regime de Damasco - Jabhat Shamiya, Jaish al-Mujahideen e Frente al-Nosra, braço sírio da rede terrorista Al-Qaida -, grupos que já confirmaram as mortes dos seus comandantes.
A ONG afirma que os dois ataques foram seguidos de intensos confrontos entre grupos rebeldes e 'jihadistas', dentro e à volta de Marea, combates que só acalmaram hoje de manhã.
Segundo o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman, a violência em Marea parece inserir-se numa tentativa do Estado Islâmico de "expandir o seu domínio" na província de Alepo, onde já controla algumas localidades.
Pela proximidade com a fronteira turca, a cidade de Marea, cerca de 40 quilómetros a norte da capital de Alepo, é considerada estratégica para o abastecimento dos rebeldes na província.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com