Violentos combates junto à principal refinaria do Iraque
O grupo radical Estado Islâmico (EI) lançou hoje uma nova ofensiva contra a maior refinaria do Iraque, Baiji, envolvendo-se em violentos combates com as forças de segurança iraquianas.
© Reuters
Mundo Extremistas
Os jihadistas lançaram "um forte ataque de madrugada e os confrontos continuam", disse um major-general do exército à agência France-Presse, pedindo anonimato por não estar autorizado a falar à imprensa.
A principal refinaria iraquiana situa-se perto da cidade de Baiji, cerca de 200 quilómetros a norte de Bagdad.
Depois de derrotarem os 'jihadistas' em Tikrit, as forças governamentais e aliados avançaram para norte.
O controlo da zona de Baiji é considerado um passo decisivo para a reconquista do principal bastião do EI no Iraque, Mossul (norte), tomada pelos 'jihadistas' em junho de 2014.
"A batalha pela refinaria Baiji é um verdadeiro teste para as forças iraquianas e é uma das batalhas mais complicadas que tivemos", disse o major-general.
O vasto complexo, que chegou a produzir 300.000 barris por dia de produtos refinados cobrindo metade das necessidades do país, está cercado por combatentes do Estado Islâmico há vários meses.
O cerco chegou a ser quebrado em 2014, mas os jihadistas voltaram a atacar em abril, conseguindo tomar uma parte do complexo.
"Os terroristas que entraram há três semanas estão a tomar posições dentro dos edifícios. São combatentes suicidas que não vão sair até serem mortos", disse o mesmo responsável, precisando que os 'jihadistas' armadilhados estão junto a tubagens e tanques.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com