Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

União Europeia compromete-se a continuar a lutar pela paz

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia comprometeram-se hoje, dia da Europa e no qual também se assinalam 70 anos após o fim da II Guerra Mundial no continente europeu, a continuar a lutar pela paz.

União Europeia compromete-se a continuar a lutar pela paz
Notícias ao Minuto

11:34 - 09/05/15 por Lusa

Mundo Dia da Europa

"É nossa responsabilidade promover a paz, a liberdade, a democracia, a solidariedade e a prosperidade, tanto na Europa como fora dela", refere um comunicado conjunto assinado por Donald Tusk e Jean-Claude Juncker, em que asseguram: "Unidos na União Europeia, ver a nossa diversidade como a nossa força, vamos continuar este trabalho".

Os 28 Estados-membros salientam na mensagem de celebração que hoje se comemora a "Europa unida", que surgiu das cinzas após a II Guerra Mundial, lembrando que há 65 anos a Declaração de Schuman defendia que "só mediante a rutura do ciclo de violência e de vingança, é que as sociedades poderiam construir juntas um clima de segurança permanente e de prosperidade".

A Declaração do então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, -- que propôs a criação da Comunidade do Aço e do Carvão, embrião da atual União Europeia -, de 09 de maio de 1950, em Paris, afirmava que "só na unidade" a Europa poderia manter a paz.

"Este foi o início do processo de integração europeia, mas muitos países europeus ainda tinha de lutar pela liberdade dos regimes totalitários e autoritários", sublinha o comunicado, noticiado pela agência de notícias espanhola EFE.

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Donald Tusk e Jean-Claude Juncker, respetivamente, deixam ainda uma garantia: "Nunca vamos esquecer a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, causada pelo desrespeito pelas pessoas e pelas nações. Hoje, somos mais próximos parceiros, aliados e amigos".

O dia da Europa, que se comemora hoje, é o primeiro a ser realizado desde que Jean-Claude Juncker assumiu o cargo na Comissão Europeia, em novembro, após as eleições europeias de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório