Falhou última ronda de negociações entre Sérvia e Kosovo
O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, declarou hoje que não houve acordo após a última ronda de negociações com o Kosovo, realizada desde ontem em Bruxelas, segundo a agência espanhola EFE.
© Lusa
Mundo Diálogo
"Lamentavelmente não chegámos a acordo em nenhum dos pontos", anunciou, citado pela agência estatal sérvia Tanjug.
A terceira ronda do diálogo de normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo com mediação da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, durou mais de 17 horas e terminou esta madrugada.
O chefe do governo sérvio indicou porém que as duas delegações estiveram perto de chegar a acordo sobre a atribuição de certa autonomia à comunidade dos municípios sérvios no Kosovo que, segundo o Vucic, Pristina se nega a conceder.
Isa Mustafa, o primeiro-ministro kosovar, declarou não ter sido possível aceitar "as competências executivas pedidas por Belgrado" para a comunidade, porque "são contrárias à lei e constituição do Kosovo", informou a agência kosovar Kosovapress, citada pela EFE.
Aleksandar Vucic destacou ter havido avanços no tema das telecomunicações, que inclui entre outras questões a propriedade de instalações e a criação de um código telefónico kosovar.
"Quase não há litígios", disse Vucic, reconhecendo ainda assim que "lamentavelmente, [o acordo] não foi assinado".
O primeiro-ministro sérvio reconheceu que também não houve progressos noutros temas abordados, como a gestão de um pântano e de uma central elétrica, e a instalação de uns jardins na ponte sobre o rio Ibar, que une as comunidades sérvias e albanesas na dividida cidade de Mitrovica, no norte do Kosovo.
Segundo Federica Mogherini, Belgrado e Pristina aproximaram posições e chegaram a acordo sobre os textos dos acordos sobre municípios e telecomunicações, reconhecendo porém que "não se conseguiu alcançar um acordo político final".
As duas partes devem avançar na aplicação do acordo de normalização entre a Sérvia e o Kosovo delineado em abril de 2013 como condição para avançar no processo de integração na UE.
A Sérvia espera abrir este ano as negociações oficiais para o acesso à comunidade europeia, e o Kosovo pretende assinar um acordo de estabilização e associação com a UE.
A antiga província sérvia, povoada por uma população maioritariamente de origem albanesa, autoproclamou em 2008 a sua independência, não reconhecida pela Sérvia, que exige maior autonomia às zonas de população sérvia no norte do jovem país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com