Burger King admite ter encontrado carne de cavalo na Irlanda
A cadeia de fast-food Burger King admitiu, na noite de quinta-feira, que alguns dos seus hambúrgueres fabricados na Irlanda continham carne de cavalo.
© DR
Mundo Contaminação
Num comunicado, a Burger King afirmou que os exames em amostras de carne processada no frigorífico Silvercrest (fornecedora de carne), na Irlanda, revelaram a presença de ADN equino.
"Os resultados dos nossos testes de ADN aos produtos retirados dos restaurantes foram negativos para ADN equino. Mas quatro amostras recolhidas recentemente da fábrica de Silvercrest mostraram a presença de níveis muito pequenos de ADN equino", referiu a empresa num comunicado publicado hoje em vários jornais britânicos.
"Verificámos que a Silvercrest usou uma pequena percentagem de carne importada de uma empresa não aprovado da Polónia. Os fornecedores prometeram entregar hambúrgueres de carne 100% britânica e irlandesa e não cumpriram. Trata-se de um claro desrespeito pelos nossos critérios e, por isso, acabámos com a nossa relação com eles."
No mesmo comunicado, o vice-presidente de qualidade global da cadeia, Diego Beamonte, afirmou que a empresa está "profundamente incomodada" com os resultados dos exames.
Por outro lado, Beamonte foi cauteloso ao falar sobre o risco dos clientes terem consumido carne de cavalo. "O exame para (detectar) ADN equino não é um procedimento padrão usado na produção de carne", sublinhou.
A empresa analisará agora se serão necessários mais testes e maior controlo na produção. “Vamos determinar que medidas adicionais, incluindo testes de ADN e maiores controlos de origem", serão acrescentados aos exames habituais, afirmou o responsável da Burger King.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com