Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Aplicação das medidas exigidas por Bruxelas será "um milagre"

O primeiro-ministro da Eslováquia considerou hoje que seria "um milagre" se a Grécia conseguir aplicar a curto prazo as medidas acordadas para permitir um terceiro resgate do país e impedir a sua saída da zona euro.

Aplicação das medidas exigidas por Bruxelas será "um milagre"
Notícias ao Minuto

17:43 - 13/07/15 por Lusa

Mundo Robert Fico

Segundo a página do executivo eslovaco na internet, Robert Fico, social-democrata, assegurou hoje em Bruxelas, no final da cimeira da zona euro, que caso Atenas pretenda um terceiro resgate "primeiro tem de cumprir um conjunto de obrigações muito exigentes".

"Essas obrigações são tão difíceis que consideramos que será um pequeno milagre que o executivo e o parlamento gregos o consigam em tão pouco tempo e o aceitem", acrescentou o primeiro-ministro.

A Eslováquia tem sido dos países mais relutantes na concessão de ajuda financeira à Grécia, por considerar ter sido o próprio país a colocar-se numa posição muito difícil.

Fico considerou que só após aplicação das reformas pelas autoridades gregas "veremos até que ponto o compromisso que se alcançou foi lavado a sério".

No entanto, admitiu a "grande quantidade de turbulências" para política interna grega durante o processo de discussão das reformas exigidas.

"Não gosto dessa palavra, mas em certa medida trata-se de um protetorado sobre a vida interna da Grécia", reconheceu Fico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório