Lonmin pode despedir até 6 mil trabalhadores na África do Sul
A gigante mundial produtora de platina Lonmin anunciou hoje que poderá despedir até 6 mil trabalhadores na África do Sul para fazer face à queda dos preços e ao aumento dos custos de produção.
© Reuters
Mundo Produtora
"Um total de 6 mil funcionários [de um total de 28 mil] poderão ser afetados por estas medidas", afirmou a empresa britânica num comunicado citado pela AFP, no qual argumenta que "desde o anúncio dos resultados preliminares, em maio, o preço da platina caiu 14,4%".
Apesar de garantir que "a administração tem trabalhado incansavelmente" para reduzir os custos, a empresa assegura não ter outra alternativa que não seja reduzir o número de trabalhadores.
"Para salvaguardar os interesses a longo prazo de nossos acionistas, dos nossos empregados e dos nossos parceiros, o Conselho tomou a importante decisão de aprovar medidas adicionais para reduzir custos de produção elevados num mercado onde oferta excede a procura, fechando as explorações de Hossy e Newman", no norte do país, disse a empresa.
As minas da África do Sul, nas quais trabalham muitos moçambicanos, detêm 80% das reservas mundiais de platina, cujo preço caiu cerca de um terço nos últimos quatro anos.
Em 2012 e 2014, a empresa perdeu 90 milhões de dólares em resultado das greves que afetaram o setor, tendo o volume de negócios caído 14% para pouco mais de 500 milhões de dólares no ano fiscal de 2015, que vai de outubro do ano passado até março deste ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com