Cerca de 320 mortos e mais de 20 mil infetados por surto de sarampo
Um surto de sarampo já matou cerca de 320 pessoas e infetou mais de 20.000 no sudeste da República Democrática do Congo, divulgaram hoje as Nações Unidas.
© Reuters
Mundo República
"Os números são pesados e preocupantes, pois desde 01 de janeiro foram registados mais de 20 mil casos de sarampo na província de Katanga" e cerca de 320 pessoas morreram, advertiu, num comunicado, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (UNOCHA).
Segundo a nota, "dezenas de outras pessoas podem ter morrido, mas não figuram nos registos oficiais".
O surto em Katanga é o pior desde 2011, de acordo com a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), que está na linha da frente de uma campanha de vacinação em áreas remotas.
Em 2011, a equipa do MSF imunizou cerca de 1,5 milhões de crianças.
No ano de 2013, foram registados 9.400 casos de sarampo em Katanga e 12.000 no ano seguinte.
A UNOCHA alertou que em 2015 a situação "está a piorar" e afirmam que algumas das áreas também estão a enfrentar a má nutrição e a cólera.
As Nações Unidas e organizações médicas estimam que mais de 2,4 milhões de dólares (2,15 milhões de euros) são necessários para concluir a vacinação e fornecer outros cuidados essenciais.
Entretanto, para conter esta doença de "natureza epidémica", outros obstáculos graves devem ser confrontados.
A UNOCHA cita a insegurança gerada pelo grupos armados, o isolamento de algumas regiões que não tem como preservar as vacinas adequadamente, e a recusa de alguns pais em vacinar os filhos por fatores culturais ou religiosos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com