FARC prolongam trégua unilateral declarada a 20 de julho
A guerrilha colombiana das FARC anunciou hoje, no último dia da sua trégua unilateral, que esta será prolongada, quando as negociações de paz com o governo decorrem num clima pacífico também devido à suspensão dos bombardeamentos.
© Reuters
Mundo Guerrilha
"Anunciamos a nossa decisão de manter o cessar-fogo unilateral", disse em Havana, onde decorrem as negociações, o comandante Carlos Antonio Lozada, um dos negociadores da guerrilha, sem precisar a duração da trégua, após este primeiro período de um mês.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o principal grupo de rebeldes da Colômbia, negoceiam desde o fim de 2012 com o governo para encontrar uma saída para o conflito mais antigo da América Latina, que em meio século causou cerca de 220.000 mortos e seis milhões de deslocados.
Depois de um aumento de tensão há alguns meses, as duas partes acalmaram a situação, através do cessar-fogo aplicado pelas FARC desde 20 de julho e da suspensão pelo governo dos bombardeamentos aéreos contra a guerrilha.
O presidente Juan Manuel Santos tinha dito em julho que a trégua das FARC duraria até 20 de novembro, mas isso nunca foi confirmado oficialmente pela guerrilha.
Governo e rebeldes também anunciaram em julho um acordo histórico para uma diminuição progressiva do conflito, que prevê uma redução das operações das forças armadas, abrindo caminho a um verdadeiro cessar-fogo bilateral e definitivo, pela primeira vez desde o início das negociações de paz.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com