Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Profissionais de medicina legal da CPLP criam academia em Coimbra

A Academia de Medicina Legal e Ciências Forenses dos Países de Língua Portuguesa (ACIFOR), cujo processo de criação começou em 2013, no Brasil, vai ter sede na Universidade de Coimbra (UC), anunciou hoje esta instituição.

Profissionais de medicina legal da CPLP criam academia em Coimbra
Notícias ao Minuto

14:48 - 11/09/15 por Lusa

Mundo Sede

A ACIFOR integra profissionais da medicina legal e das ciências forenses dos estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e vai funcionar "junto da área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da Faculdade de Medicina da UC".

Entre os sócios fundadores portugueses desta academia, "estão personalidades como Duarte Nuno Vieira, Eugénia Cunha, Francisco Corte-Real, Jorge Costa Santos, Teresa Magalhães e Carlos Farinha", revela um comunicado da assessoria de imprensa da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Duarte Nuno Vieira, que durante vários anos foi presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, é o responsável pela área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Também a Rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses instalou há algum tempo o seu secretariado permanente na FMUC.

Para Duarte Nuno Vieira, citado na nota, a escolha destas duas organizações "constitui motivo de orgulho e satisfação e, simultaneamente, de responsabilização" para a UC e para os profissionais do setor em Coimbra.

"Tudo será feito para corresponder por inteiro à confiança depositada pelos profissionais, instituições e países que integram estas duas organizações internacionais", acrescenta o mesmo responsável.

A criação da ACIFOR foi decidida durante o II Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses da CPLP, realizado há dois anos, no Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório