O dia de apresentação dos novos alunos numa escola primária inglesa, Haydonleigh, North Swindon, na Inglaterra, foi palco de um curioso debate entre a polícia e as crianças da escola, que já levou a um pedido de desculpas - e a notícias um pouco por todo o mundo.
O caso tornou-se conhecido após queixas de residentes de Haydonleigh, que protestaram pelo uso excessivo do som de sirenes por parte da polícia. Mas é a razão que deu origem ao caso que está a ter destaque noticioso, nomeadamente de jornais prestigiados como o britânico The Guardian.
Tudo começou porque as crianças se envolveram num debate sobre se a sirene da polícia soava mais a um 'woo-woo' ou a um 'nee-nah'. A questão levou a aceso debate entre as crianças e a polícia deu autorização ao uso da sirene, para esclarecer o debate.
No Facebook, e mantendo o bom humor, a polícia de North Swindon pediu desculpas pelo sucedido. Curiosamente, já esta tarde de sexta-feira, e reagindo ao facto de a história ter sido tão noticiada, a polícia acabou por esclarecer a grande questão.
Segundo voto popular das crianças de cinco e seis anos, o 'woo-woo' é o som das sirenes da polícia britânico. Entre os 88 votantes, 60 votaram no 'woo-woo' contra os 28 que votaram no 'nee-nah'.
Já agora, nunca é demais esclarecer que as sirenes têm habitualmente sons diferentes, dependendo do veículo em causa (se é dos bombeiros, da polícia, ambulância, etc.).
Em português, a onomatopeia de sirene mais usada é tinoni - mais associada às ambulâncias. E o Tinoni já é um site, lançado pelo Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, um projeto ligado à segurança infantil.