Guarda costeira da Líbia socorre 346 migrantes em três embarcações
A guarda costeira da Líbia anunciou hoje ter socorrido 346 migrantes a bordo de três embarcações pneumáticas ao largo de Garaboulli, a 60 quilómetros a leste de Trípoli.
© Reuters
Mundo Tripoli
"As embarcações foram intercetadas a cerca de 10 milhas naúticas ao largo de Garaboulli e de Ghot el-Rommane (cerca de 35 quilómetros a leste de Trípoli). As duas primeiras transportavam 230 migrantes, incluindo 34 mulheres e quatro crianças. A terceira transportava 116 migrantes, incluindo 54 mulheres e duas crianças", disse Mohamad Jannane, oficial da guarda costeira líbia.
"Fomos informados da presença destas embarcações esta madrugada. A operação de socorro decorreu entre a 01:00 (00:00 em Lisboa) e as 04:00. As nossas embarcações são pequenas e estavam sobrelotadas", acrescentou.
Os migrantes foram levados para a base naval de Trípoli, antes de serem colocados em centros de detenção.
A Itália contabilizou 1.151 pessoas socorridas no mar Mediterrâneo só na segunda-feira, em 11 operações diferentes, coordenadas pela guarda costeira italiana ao largo da Líbia.
A ilha italiana de Lampedusa situa-se a cerca de 300 quilómetros da costa líbia.
A Líbia, com 1.770 quilómetros de costa, tornou-se num ponto de partida da imigração clandestina para a Europa. Os traficantes de seres humanos aproveitam o caos no país, minado pela violência e dividido entre dois governos rivais, e a total ausência de controlo nas fronteiras.
Cerca de 515 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde o início do ano e perto de três mil morreram ou foram dados como desaparecidos, de acordo com um balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) divulgado hoje.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com