FARC exigem fim de grupos paramilitares para assinar acordo de paz
Guerrilheiros das FARC, que estão em conversações de paz com o Governo colombiano, em Cuba, avisaram hoje que só vão entregar as armas ou assinar um acordo se os grupos paramilitares forem eliminados.
© Reuters
Mundo Guerrilha
Num blogue, operado a partir de Havana, um comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Joaquín Gómez, escreveu que é impensável a guerrilha ceder as armas quando os grupos paramilitares estão de novo em ascensão.
No seu artigo, com o título "Com paramilitares não haverá paz", Gómez menciona "dados concretos" que apontam para a "presença em massa de paramilitares" em 12 dos 32 departamentos administrativos da Colômbia.
Segundo o comandante, tais paramilitares poderão matar antigos combatentes das FARC, especialmente líderes da guerrilha.
Os grupos paramilitares, que emergiram nos anos 1980 como parte de um conjunto de forças na Colômbia associadas ao governo, foram desmobilizados oficialmente em 2006.
Contudo, as FARC defendem que esses grupos voltaram em força.
O Governo já reconheceu que alguns grupos paramilitares foram reativados e estão envolvidos particularmente no tráfico de droga.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com