Um morto e 12 feridos após disparos da polícia sobre população
Pelo menos uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas em Conacri quando as forças de segurança dispararam sobre a população em circunstância ainda desconhecidas, após três dias de violência na capital da Guiné-Conacri, disseram várias fontes.
© Lusa
Mundo Conacri
Um jovem de 15 anos que saiu de casa para comprar pão na noite de sexta-feira "foi baleado por militares", indicou uma fonte da família à agência France Presse.
Testemunhos e fontes hospitalares, também citadas pela AFP, dão conta de "treze feridos, um dos quais acabaria por morrer", que deram entrada no hospital.
Após três dias de violência na capital da Guiné-Conacri, de que resultaram pelo menos 130 feridos, o presidente do país, Alpha Condé, fez sexta-feira um apelo à calma, no que foi acompanhado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
"O secretário-geral está preocupado com os relatos de violência na Guiné-Conacri", refere uma declaração de Ban Ki-moon, divulgada por um porta-voz.
"O secretário-geral apela à calma e insta os guineenses a evitarem todos os actos passíveis de minar o processo pacífico e democrático no país", acrescentou.
Ban Ki-moon apelou ainda para que todos os atores políticos sigam "o caminho do diálogo para resolver as questões relacionadas com o processo eleitoral e criem as condições para que se realizem eleições legislativas pacíficas e democráticas", disse.
A violência começou na quarta-feira durante uma manifestação dos partidos da oposição que contou com a participação de milhares de pessoas.
Os manifestantes reclamam transparência nas eleições marcadas para 12 de Maio e contestam a empresa sul-africana escolhida para supervisionar o processo eleitoral.
As eleições na Guiné-Conacri deviam ter ocorrido em 2011, mas devido à instabilidade e insegurança já foram adiadas várias vezes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com