Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Sociedade Civil alerta para perigo de desintegração de Espanha

A Sociedade Civil Catalã (SCC) enviou uma carta a 150 empresários, embaixadores e comentadores em que alerta que, na Catalunha, existe "um plano detalhado para desintegrar o Estado", promovido pelo presidente Artur Mas.

Sociedade Civil alerta para perigo de desintegração de Espanha
Notícias ao Minuto

11:40 - 26/12/15 por Lusa

Mundo Político

Na carta, assinada pelo presidente da SCC, Rafael Arenas, e divulgada hoje na imprensa local, é adiantado que Artur Mas propôs à Candidatura da Unidade Popular (CUP, esquerda radical independentista) um acordo de investidura na Catalunha que "destrói Espanha".

A missiva é acompanhada pelo documento que contém a proposta do Junts pel Sí (CDC e ERC) enviada à CUP, traduzido em castelhano e com os parágrafos que considera "mais graves" sublinhados a amarelo.

"A SCC está preocupada com a situação política. O desafio secessionista mostra que todos devemos colaborar para conseguir a estabilidade e progresso do nosso país", lê-se no documento, a que a agência noticiosa espanhola EFE teve acesso.

A organização catalã recorda às 150 personalidades influentes nos mundos empresarial, comunicação social e política internacional que o "desafio secessionista" tem na base a resolução de rutura do parlamento, aprovada a 09 de novembro último, posteriormente anulada pelo Tribunal Constitucional espanhol.

A resolução previa a criação de embaixadas, um Tesouro catalão, a transferência de funcionários e "outras medidas necessárias para a criação de uma república catalã".

"Quando ler isto, já saberemos se a CUP aceitou a proposta do grupo parlamentar de Artur Mas. Se assim for, o documento ter-se-á convertido num plano de ação que comprometerá o futuro presidente da Generalitat [governo da Catalunha] e afetará todos os cidadãos", lê-se no documento.

"Mesmo que a CUP recuse o acordo, consideramos extraordinariamente grave que o grupo maioritário no parlamento da Catalunha, em que se integra o atual presidente, tenha elaborado um texto que desobedece explicitamente ao Tribunal Constitucional e que prevê a utilização dos poderes públicos para a destruição do Estado", acrescenta-se na carta.

Rafael Arenas alude ainda à reunião que a CUP prevê realizar no domingo e em que submeterá a votação uma proposta do Junts pel Sí para facilitar nova investidura de Artur Mas como presidente da Generalitat.

A carta e o documento foram enviados a empresários importantes, tanto de Madrid como de Barcelona, embaixadas e consulados com representação em Espanha, bem como a comentadores influentes e diretores de meios de comunicação social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório