Arrancou hoje a conferência da paz na Birmânia
A conferência de paz da união da Birmânia começou hoje na capital do país, antes da primeira ronda formal de diálogo a nível nacional entre o Governo e oito grupos étnicos armados.
© Reuters
Mundo Diálogo
A conferência, que vai durar até sábado, foi inaugurada pelo Presidente da Birmânia, U Thein Sein.
Falando na abertura da cerimónia, U Thein Sein afirmou que a conferência é o maior encontro de forças políticas no país em mais de seis décadas depois da independência do país em 1948.
Desde que o seu Governo tomou posse, em 2011, foram feitos esforços no sentido de pôr termo aos conflitos de grupos armados, disse o Presidente birmanês, realçando que se espera que a conferência contribua para a construção de confiança entre as forças políticas.
O processo de paz constitui uma parte importante na transição política e a conferência da paz também integra o processo de transferência do poder na sequência das eleições de 08 de novembro, em que a Liga Nacional para a Democracia, liderada pela Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, obteve 80% dos votos.
Os novos parlamentos nacional e regionais irão formar-se este mês e, entre fevereiro e março, os deputados elegerão o próximo Presidente do país e irão encarregá-lo de formar um Governo.
Suu Kyi e o seu partido confiam na sua maioria parlamentar para governar até o ano de 2020 a Birmânia, país que foi dirigido por militares desde 1962.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com