Zika na Europa: Primeiro caso confirmado na Dinamarca
Um cidadão dinamarquês foi contaminado com o vírus que tem vindo a afetar sobretudo o Brasil.
© Reuters
Mundo Vírus
Um residente na Dinamarca é o primeiro caso confirmado de vírus Zika naquele país.
Segundo avança a agência de notícias dinamarquesa DR, o contágio foi confirmado pelas autoridades de saúde da segunda maior cidade dinamarquesa Aarhus.
O homem, na casa dos 20 anos, sofre de febre, dores de cabeça e dores musculares mas a sua condição é estável e deve receber alta hospitalar rapidamente, disse à Reuters o professor Lars Ostergaard, do Hospital Universitário de Aarhus.
O doente em causa teria viajado recentemente para a América Central e América do Sul, locais onde o vírus tem causado mais vítimas.
Enquanto vários meios de comunicação internacionais dizem que este é o primeiro teste positivo ao vírus Zika na Europa, outros, como o Washington Post, escrevem que já existem registos de doentes diagnosticados com o vírus na Alemanha e Reino Unido.
No Brasil, o Zika já foi ligado a 3.893 casos de bebés nascidos com microcefalia associada ao contágio durante a gravidez.
O vírus é transmitido por um mosquito e não há ainda cura ou vacina.
O Brasil é o país mais atingido, estimando-se 600.000 infetados em 2016. Segue-se a Colômbia com13.808 casos, incluindo 890 grávidas, além de 2.611 casos suspeitos.
Em Portugal estão a ser investigados quatro possíveis casos de contágio diagnosticados laboratorialmente. O mosquito que transmite a doença não existe em Portugal Continental, mas está identificado no Funchal.
[Notícia atualizada às 09h14]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com