Ameaça de bomba leva à evacuação de seis escolas britânicas
Brigada de minas e armadilhas já está nos respetivos locais onde foi feita a ameaça.
© Reuters
Mundo Birmingham
Reporta o jornal britânico Mirror que houve ameaças de bomba em pelo menos cinco escolas britânicas, na região de Birmingham. Todas elas já foram evacuadas e a polícia já está no local.
Este conjunto de ameaças, acrescenta a mesma fonte, está ligada a um website de apoio ao presidente russo de Vladimir Putin, que, diz, “têm causado o pânico nas últimas duas semanas”.
"Nesta fase, nada indica tratar-se de uma ameaça credível para qualquer uma das escolas", declarou o inspetor Colin Mattinson, da polícia da região de West Midlands.
Entre as escolas evacuadas estão as de Oldbury, Brisnall Hall, Sandwell Academies, George Salter High School, Ace Academy e Perryfields School. Uma delas recebeu inclusive uma segunda ameaça. pelo que irá manter as portas fechadas até o local ser 'varrido a limpo' pelas autoridades.
Além das escolas britânicas, outras seis escolas parisienses receberam o mesmo tipo de ameaças, algo que ja tinha acontecido há dois dias e que hoje se repetiu.
Os seis liceus franceses - Charlemagne, Condorcet, Hélène-Boucher, Louis-Le-Grand, Passy Saint-Honoré e Victor-Hugo - foram visados pelas ameaças e a polícia "garantiu a segurança dos locais", de acordo com um comunicado oficial da direção escolar. Não se tratou de um "alerta de bomba, mas de ameaças", precisou a reitoria, sem especificar o conteúdo das ameaças recebidas.
Estas ameaças, realizadas por telefone, acontecem dois dias depois dos telefonemas anónimos sobre a existência de pacotes armadilhados em seis liceus da capital francesa. Charlemagne, Condorcet e Louis-Le-Grand estavam entre o grupo dos liceus ameaçados na terça-feira.
Recorde-se que tanto a França como o Reino Unido integram a coligação contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, foram destacados no passado fim de semana num vídeo de propaganda do EI.
[Notícia atualizada às 13h47]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com