Um dos dez soldados soterrados em avalanche encontrado com vida
Um dos 10 soldados indianos desaparecidos numa avalanche nos Himalaias, em Caxemira, e que se receava estarem todos mortos, foi hoje encontrado com vida por equipas de resgate, adiantaram fontes oficiais.
© DR
Mundo Himalaias
Os soldados foram surpreendidos pela avalanche ao amanhecer de dia 03 de fevereiro, quando faziam uma patrulha num glaciar, o Siachen, a 5.800 metros de altitude, do lado indiano da fronteira com o Paquistão.
O soldado foi encontrado dias depois de o Exército ter afirmado que havia poucas hipóteses de alguém ser encontrado com vida.
"No decorrer da operação de resgate em Siachen, dos dez soldados desaparecidos, um foi encontrado com vida", referiu o general D.S. Hooda, em comunicado.
"Todos os outros, infelizmente já não estão connosco", acrescentou.
O soldado resgatado, Lance Naik Hanamanthappa, está em estado crítico e a equipa de resgate ia tentar retirá-lo da montanha durante a manhã de hoje.
Um porta-voz do Exército disse à agência noticiosa AFP que o soldado seria enviado para um hospital em Nova Deli.
"Esperamos que o milagre continue", acrescentou.
O Exército indiano patrulha o glaciar Siachen, por vezes designado como o campo de batalha mais alto do mundo, devido ao contencioso territorial sobre Caxemira entre a Índia e o Paquistão.
As avalanches e os deslizamentos de terra são frequentes na região no inverno, quando a temperatura pode descer até aos 60 graus Celsius negativos.
De acordo com as estimativas, cerca de 8.000 soldados morreram no glaciar desde 1984, não em combate, mas vítimas de avalanches, deslizamentos de terra, hipotermia, mal das montanhas (doença das alturas) ou ataque cardíaco.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com