Pelo menos 12 rebeldes mortos em operação policial no sul do Paquistão
Pelo menos 12 rebeldes morreram e quatro polícias ficaram feridos numa operação das forças de segurança paquistanesas perto da cidade de Carachi, no sul do país, informou hoje fonte oficial à agência Efe.
© Reuters
Mundo Al-Qaida
A operação, levada a cabo na noite de segunda-feira, no distrito de Pipri, a 50 quilómetros de Carachi, quando a polícia assaltou um andar utilizado por membros da Al-Qaida no subcontinente indiano e do grupo sunita Lashkar-e-Jhangvi (LeJ), disse o polícia que liderou a operação, Rao Nawaz.
O confronto entre os rebeldes e as forças de segurança durou duas horas.
Oito dos rebeldes morreram no imóvel, onde foram encontrados coletes suicidas, granadas, metralhadoras e uniformes, enquanto outros quatro conseguiram escapar e foram abatidos depois a aproximadamente dez quilómetros da casa.
Além disso, foi detido um rebelde.
Em Carachi, a cidade mais povoada e centro financeiro do país, o exército paquistanês deteve 12.000 presumíveis rebeldes, incluindo 97 membros da Al-Qaida e do LeJ, numa operação militar iniciada em setembro de 2013.
A isso soma-se uma ofensiva do exército nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber, em que morreram 3.500 supostos rebeldes desde junho de 2014.
Essas operações militares, que continuam em marcha, debilitaram o principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), e diminuiu o número de civis mortos em ataques rebeldes para 940 em 2015, o número mais baixo em oito anos, segundo o Portal de Terrorismo do Sul da Ásia.
Os dados do exército não são passíveis de comparar de forma independente devido ao bloqueio informativo nas zonas tribais e ao facto de o Governo ter proibido informações sobre a atividade dos grupos insurgentes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com