Ministro saudita admite donativos ao primeiro-ministro da Malásia
O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel Al-Jubeir, reconheceu que foram feitos donativos de 681 milhões de dólares (604 milhões de euros) ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, investigado por corrupção.
© Reuters
Mundo Milhões
Najib Razak encontra-se envolvido, desde julho, num escândalo por ter presumivelmente desviado esse dinheiro do fundo de investimento público 1Malaysia Development Berhard (1MDB), a que o próprio preside.
O primeiro-ministro malaio e a empresa negaram as acusações e, após uma investigação da comissão anticorrupção, o procurador-geral da Malásia ilibou Najib Razak, em janeiro, da prática de qualquer delito, e atribuiu o dinheiro depositado na conta do primeiro-ministro a um donativo da família real da Arábia Saudita.
"Estamos a par do donativo, que é um donativo genuíno sem nada em troca. Também sabemos que o procurador-geral da Malásia que investigou o caso não encontrou irregularidades", afirmou Al-Jubeir -- que se encontra na Turquia para assistir ao fórum da Organização para a Cooperação Islâmica, .à agência malaia Bernama
O 1MDB também está a ser investigado pelas autoridades da Suíça devido à suspeita de corrupção por parte de funcionários estrangeiros, desvio de dinheiro público e branqueamento de capitais.
O 1MDB, sociedade estatal fundada em 2009, acumulou entre o ano da sua criação e 2014 uma dívida de 42.000 milhões de ringit (9.939 milhões de euros).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com