Crianças do Daesh filmadas a executar prisioneiros
Vídeo faz parte da estratégia de propaganda do autoproclamado Estado Islâmico.
© D.R
Mundo Propaganda
O mais recente vídeo publicado na internet pelo Estado Islâmico – e que optamos por não divulgar – tem como título ‘In the footsteps of my father’ ('Seguindo as pisadas do meu pai', em tradução livre) e centra-se em duas crianças que, tendo em conta o seu sotaque, são originárias da França.
Os dois menores são vistos a treinar o uso de armas e a ter aulas numa escola do Daesh. No final, tudo aponta para que os meninos tenham mesmo executado dois prisioneiros com tiros na cabeça.
O vídeo não é muito claro a este respeito. Nas últimas cenas vê-se as duas crianças aproximarem-se dos prisioneiros e a apontar-lhes as armas à cabeça. E é neste preciso momento que o vídeo termina, por isso, não se tem a certeza se eles realmente assassinaram os dois homens.
Contudo, importa realçar que os jihadistas usam cada vez mais crianças para espalhar a sua mensagem de amor ao islão e de ódio ao Ocidente.
Recentemente, em outro vídeo de propaganda, o Daesh mostrava crianças a cantarem alegremente uma música em francês, como se de uma melodia didática se tratasse, cuja letra era de ataque à França. Nas imagens via-se ainda os menores de facas e armas de fogo na mão.
Alguns destes menores nasceram no território ocupado pelo Estado Islâmico, mas há também menores europeus que são levados para o conflito pelos próprios pais que decidem juntar-se ao Daesh.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com