Nobel da Paz recebe prémio por defesa do "amor e perdão"
O Nobel da Paz (1984) sul-africano Desmond Tutu vai ser agraciado com um prémio no valor de 1,1 milhões de libras (1,3 milhões de euros) pela sua acção em defesa "do amor e do perdão", anunciou esta quinta-feira a organização do Templeton 2013.
© Reuters
Mundo Desmond Tutu
"Desmond Tutu, antigo arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, recebeu o prémio Templeton 2013 pelo trabalho que realizou ao longo da sua vida na promoção dos princípios espirituais como o amor e o perdão, os quais ajudaram a libertar povos em todo o mundo", refere um comunicado, citado pela AFP.
O Prémio Templeton distingue uma pessoa em vida que tenha dado um contributo excepcional para "a afirmação da dimensão espiritual da vida, através do conhecimento, descoberta ou trabalhos práticos".
Desmond Tutu, 81 anos, uma das figuras centrais do movimento contra o Apartheid, vai receber o prémio, em Londres, a 21 de Maio.
Antes, no próximo dia 11, a Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde Desmond Tutu serviu como arcebispo (1986-1996), realiza a sua própria cerimónia de celebração do prémio.
Criado em 1972, o Templeton é um dos maiores prémios monetários anuais atribuído a título individual.
Na edição de 2012, o galardão foi entregue a Tenzin Gyatso, o 14.º Dalai Lama.
O primeiro prémio, criado pelo filantropo John Templeton, já falecido, foi entregue à Madre Teresa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com