Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 23º

Hungria acusa George Soros de querer "causar distúrbios" no país

A Hungria acusou o multimilionário norte-americano natural daquele país, George Soros, de provocar agitação social, por financiar grupos opositores do Governo na temática da imigração.

Hungria acusa George Soros de querer "causar distúrbios" no país
Notícias ao Minuto

16:25 - 03/06/16 por Lusa

Mundo Multimilionário

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban disse hoje, na rádio nacional Kossuth, que Soros "tenta causar distúrbios" e referiu o apoio financeiro que o magnata dá a grupos que contestam a política do Governo de direita contra a imigração.

"Soros opõe-se ao Governo ao apoiar grupos não governamentais que querem travar a posição das autoridades na questão migratória".

Orban disse que o povo húngaro "não apoia a política migratória dos países europeus", mas George Soros "tenta criar distúrbios" com o apoio financeiro aos referidos grupos.

Cerca de 300 mil migrantes e refugiados passaram pela Hungria no ano passado no contexto da crise migratória, antes que a cerca de ferro fosse levantada no outono por decisão do Governo, que introduziu leis fortes contra a imigração.

Apesar das medidas, fontes oficiais da Hungria referem que mais de 13.400 pessoas entraram no país de forma ilegal desde janeiro de 2016.

Soros, que disse em janeiro que a União Europeia estava "a cair aos bocados", apelou à União para que acolhesse "pelo menos um milhão de requerentes de asilo por ano".

Natural de Budapeste e nascido numa família judia, George Soros refugiou-se na Inglaterra devido ao anti-semitismo que caracterizou o regime nazi II Guerra Mundial e provocou o genocídio de judeus.

Desde que se mudou para os Estados Unidos da América, em 1950, George Soros começou a financiar grupos não governamentais de todos o mundo, incluindo grupos dissidentes da União Soviética em 1980, entre os quais estava Orban também.

Orban tornou-se admirador e aliado de Vladimir Putin, que subiu ao poder em 1999 como primeiro-ministro da Federação russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório