Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Cardeal francês presta depoimento sobre casos de pedofilia

O cardeal francês Philippe Barbarin está a ser interrogado hoje pela polícia de Lyon no âmbito de duas investigações de casos de pedofilia supostamente ocorridos na diocese da região.

Cardeal francês presta depoimento sobre casos de pedofilia
Notícias ao Minuto

09:32 - 08/06/16 por Lusa

Mundo Lyon

Segundo a agência noticiosa France Presse (AFP), o cardeal Barbarin, figura destacada da igreja católica francesa, dirigiu-se a pé às instalações do Departamento de Proteção Familiar, onde entrou por volta das 08h00 (06h00 em Lisboa).

De acordo com fontes citadas pela AFP, o cardeal apresenta-se para uma audição livre e "não fica sob custódia policial".

A audição, que decorre em Lyon, acontece depois de vários meses de debate sobre a atitude da igreja francesa, apontada como demasiado passiva no que diz respeito a casos de pedofilia e relaciona-se, em concreto, com dois casos que estão a ser investigados há três meses e que supostamente ocorreram na diocese de Lyon.

A atitude do cardeal Barbarin foi posta em causa por alegadamente não ter colaborado na denúncia de supostas agressões sexuais de que terão sido vítimas vários menores.

Em particular, o cardeal vai ser interrogado sobre o caso de um sacerdote de Lyon acusado em janeiro de agressões sexuais a jovens escuteiros entre 1986 e 1991.

O padre, acusado de atos de pedofilia, foi responsável por uma paróquia até 2015, sendo que o cardeal acabou por reconhecer que tinha sido alertado sobre os factos em 2007.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório