Secretário-geral da ONU condena atentado no aeroporto de Istambul
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o atentado perpetrado na terça-feira no aeroporto de Istambul, que fez pelo menos 36 mortos, e pediu uma maior cooperação internacional no combate ao terrorismo.
© Getty Images
Mundo Ban Ki-moon
Em comunicado, Ban Ki-moon condenou o "ataque terrorista" e manifestou o seu "profundo pesar e condolências" aos familiares das vítimas e ao governo e povo da Turquia.
O secretário-geral da ONU afirmou esperar que os autores do crime sejam identificados e levados à justiça.
No mesmo comunicado, destacando "manter-se firme ao lado da Turquia contra esta ameaça", Ban Ki-moon sublinhou "a necessidade de se intensificar os esforços de cooperação regional e internacional para combater o terrorismo e o extremismo violento".
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou para uma luta internacional conjunta contra o terrorismo depois daquele que foi o quarto atentado mortal registado em Istambul desde o início do ano.
Segundo o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, os primeiros indícios apontam o grupo extremista Estado Islâmico (EI) como o responsável pelo triplo atentado suicida.
A televisão pública turca TRT indicou que o atentado foi perpetrado por três suicidas perto das 21:30 locais (20:30 em Lisboa) de terça-feira, na entrada do terminal de saída do aeroporto.
O aeroporto internacional Atatürk é o maior da Turquia e um dos que tem mais trânsito no mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com