Num discurso curto, orientado para a classe média, Theresa May discursou pela primeira vez esta quarta-feira à tarde, como primeira-ministra. O momento aconteceu às 18h, à porta do número 10 de Downing Street, após ter sido nomeada pela Rainha. Isabel II.
“Vim agora de Buckingham, onde a Rainha me pediu para formar um novo governo. E aceitei”, afirmou Theresa May, adiantando que irá seguir “as pisadas” de David Cameron, cujo “legado” elogiou, descrevendo-o como um “primeiro-ministro moderno”.
Entre as suas prioridades, a antiga ministra do Interior realçou que “não serão os ricos e privilegiados” mas sim a classe média e trabalhadora.
Theresa May assume o cargo após o ‘sim’ ao Brexit num referendo promovido pelo seu antecessor, David Cameron, que se demitiu na sequência da votação. Será Theresa May a negociar a saída e será ela a dar início oficial ao processo. Para o papel futuro do Reino Unido, Theresa May espera “papel positivo e arrojado”.
No seu discurso de abertura, a nova Chefe de Estado do governo britânico fez também referência ao “unionismo”, num discurso focado também na importância da união nacional.
No final do discurso, as câmaras filmaram a governante e o seu marido a entrarem no número 10 de Downing Street. É oficial, pela segunda vez na sua história, o Reino Unido é governado por uma mulher.