Geórgia: Partido no Governo quer ilegalização dos centristas pró-russos
O partido Sonho Georgiano, atualmente no poder na Geórgia, anunciou que irá pedir ao Tribunal Constitucional a ilegalização da formação pró-russa dos Centristas por "ações que atentam contra a soberania do país".
© Reuters
Mundo Sonho
"A propaganda eleitoral do recém-fundado Partido dos Centristas é um incitamento à traição, os princípios e as promessas desse partido atentam contra o Estado", disse aos jornalistas o líder do grupo parlamentar do Sonho Georgiano, Guiorgui Volski.
O dirigente parlamentar afirmou que o seu partido reunirá o número necessário de assinaturas dos deputados para levar ao Tribunal Constitucional, na próxima semana, o pedido para proibir as atividades dos Centristas.
O Partido dos Centristas, que defende o restabelecimento de relações diplomáticas com Moscovo, foi fundado em junho passado e tem previsto participar nas próximas eleições legislativas, agendadas para 08 de outubro.
O líder centrista, Vladímir Bedukadze, ex-funcionário penitenciário, gravou há quatro anos imagens de torturas realizadas nas cadeias do país, cuja difusão, nas vésperas das eleições legislativas de 2012, determinou a derrota do Movimento Nacional Unidos, que estava no governo.
Os centristas, segundo a Efe, além do restabelecimento das relações com a Rússia, defendem também a presença de bases militares na Geórgia e nas autoproclamadas Repúblicas da Abecásia e da Ossétia do Sul, e a possibilidade de os georgianos terem também cidadania russa.
A República da Geórgia cortou relações diplomáticas com a Rússia em 29 de agosto de 2008 depois do reconhecimento por Moscovo da independência da Abecásia e da Ossétia do Sul, após a derrota das tropas de Tbilissi na guerra russo-georgiana de cinco dias.
A Geórgia, no Cáucaso, tornou-se independente da ex-URSS em 09 de abril de 1991.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com