Talibãs conquistam um distrito no norte do Afeganistão
Os extremistas talibãs conquistaram hoje um distrito da província de Kunduz, no norte do Afeganistão, depois de terem lançado uma ofensiva com intensos combates desde quinta-feira, informou à agência espanhola EFE uma fonte oficial.
© Reuteurs
Mundo Extremistas
De acordo com o porta-voz da polícia provincial, Hajratullah Akbari, toda a província de Kunduz ficou sem eletricidade devido aos combates na região.
"Depois de violentos confrontos entra as forças afegãs e os talibãs, hoje caiu o distrito de Khanabad", um dos sete que fazem parte da província.
Segundo Akbari, "os talibãs lançaram um ataque a partir de diferentes posições no distrito, de onde as forças de segurança afegãs tiveram de se retirar".
O exército afegão conseguiu manter-se no distrito de Ali Abad, de onde os rebeldes lançaram um outro "ataque complexo", acrescentou.
As tropas governamentais preparam-se agora para lançar um contra-ataque no distrito, o único que controlam na totalidade, ainda que dominem largas zonas em outros cinco.
O porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, referiu na rede social Twitter que os talibãs tomaram no distrito de Khanabad armamento e veículos militares.
Os talibãs aumentaram a sua presença no país desde 01 de janeiro de 2015, quando a NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) colocou um ponto final na sua missão militar no país, que tinha 12.000 mil efetivos em tarefas de assistência e capacitação das forças armadas afegãs.
Segundo informações de fontes oficiais norte-americanas, os talibãs controlam cerca de um terço do território afegão.
Os Estados Unidos têm 9.800 efetivos militares como parte da sua missão de capacitação e antiterrorista no Afeganistão, sendo que mais da metade dos soldados ainda permanecerão no país até ao início de 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com