Eram 3h36 da manhã, menos uma hora em Portugal Continental, quando o chão começou a tremer. Um sismo de 6.2 na escala de Richter fazia-se sentir e várias localidades eram afetadas.
Entre elas, conta-se Amatrice, onde um relógio histórico bem no centro da cidade marca o minuto exato em que deixou de funcionar – e tudo aconteceu. As horas oficiais são as 3h36, o relógio parece ter parado no minuto seguinte.
O relógio, situado na via principal de Amatrice, a Corso Umberto, integra um monumento que invoca homens da terra mortos na Grande Guerra. O edifício é dos poucos que, ali, se mantém em pé, mas também com danos bem visíveis.
Ya no se construye como antes. #terremoto #Amatrice pic.twitter.com/U3pAXsgRKd
— Alfredo (@aprioriSi) August 24, 2016
Nas horas seguintes Itália ainda sentiria réplicas de menor intensidade, mas o minuto do sismo que matou dezenas de pessoas em Itália ficou ali marcado.
#Amatrice The clock bell hour break in the earthquake.#ItalyEarthquake pic.twitter.com/86UNO5AB1y
— UbaldoLorenzo (@UbaldoLorenzo) August 24, 2016
Sergio Pirozzi, autarca de Amatrice, afirmou à RAI ao longo das últimas horas que “metade” de Amatrice foi destruída, acrescentando ainda que ali há “dezenas de vítimas” e que já está a ser preparado um espaço onde serão colocados os corpos das vítimas do sismo.
Entretanto, decorrem ainda operações de busca. Já esta manhã um homem foi retirado dos escombros.