EUA e Rússia ainda sem acordo para cessar-fogo na Síria
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje que há diferenças que não se resolveram com a Rússia para cooperar a favor de um cessar-fogo na Síria, mas assegurou que as vão tentar ultrapassar nos próximos dias.
© Reuters
Mundo John Kerry
John Kerry reuniu-se hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, em Genebra, durante várias horas, para tentar chegar a um acordo para reduzir os níveis de violência na Síria e permitir o acesso da ajuda humanitária a áreas militarmente sitiadas, em particularmente Alepo.
"Temos alguns assuntos técnicos para resolver e os nossos peritos vão reunir-se nos próximos dias em Genebra para os completar", informou aos jornalistas o secretário de Estado norte-americano.
Equipas de peritos políticos e militares de ambos os países trabalharam juntos nos últimos dias para tentar acordar detalhes técnicos da nova trégua da Síria e preparar a reunião entre os chefes da diplomacia dos dois países.
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que ambos chegaram a acordo em algumas áreas específicas e o facto de ainda não ter sido anunciado um acordo não significa que as suas posições não se tenham aproximado.
Um dos pontos a que chegaram a acordo foi o reforço dos contactos diplomáticos e militares entre a base militar russa na Síria e a dos Estados Unidos na Jordânia, disse Serguei Lavrov.
"Acreditamos que o diálogo diário, sem interrupções será a chave para alcançar os objetivos a que nos propomos", acrescentou o ministro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com