Jen Anderson Shattuck é mãe de um menino de três anos que gosta de usar tutus com brilhantes. Depois de ter sido confrontada por um estranho que lhe disse que estava a "abusar" da criança ao deixá-la vestir o que queria, esta mãe decidiu publicar no seu Facebook uma carta aberta sobre o assunto.
"O meu filho de três anos gosta de brincar com camiões. Gosta de fazer quebra-cabeças. Gosta de comer ameixas. E gosta de usar tutus com brilhantes. Se lhe perguntarem, vai dizer que tutus fazem-no sentir belo e valente. Se lhe perguntarem, vai dizer que não existem regras sobre o que meninos podem vestir ou o que as meninas podem usar", começa por dizer Jen no post, que entretanto se tornou viral.
Esta mãe conta que o filho tem usado tutus em todo o lado, na igreja, na praia, no supermercado e que isso nunca foi um problema. Até ao dia em que, num passeio ao parque, um homem que observava mãe e filho há algum tempo, os abordou. "Estou curioso", disse o homem, para depois perguntar: "Porque é que continua a fazer isso ao seu filho? "Além de ter feito a pergunta, o homem acusou a mãe de "abuso" ao permitir que o filho vestisse tutus.
Além disso, e contrariando a vontade de Jen, o homem tirou-lhes fotografias, dizendo que "agora toda a gente vai saber". "Liguei para a polícia. Eles vieram, fizeram o relatório, e elogiaram a saia", contou a mulher, lamentando, no entanto, o facto de o menino não se sentir seguro e confiante. "O homem vai voltar? O homem mau? Vai dizer mais coisas sobre a minha saia? Vai tirar mais fotografias?", são estas as perguntas que o filho faz, depois daquele "incidente".
"Não vou ficar intimidada. Não vou sentir-me vulnerável ou com medo. Não vou deixar que estranhos digam o que o meu filho pode ou não vestir", deixa bem claro Jen, acrescentando ainda: "Nós somos quem somos. O mundo não nos vai mudar... nós é que vamos mudar o mundo".
A publicação tornou-se viraal no Facebook, contando já com mais de 49 mil partilhas.