Presidente da Nigéria pede desculpa por plagiar discurso de Obama
O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, pediu desculpa por ter plagiado o discurso de vitória de Barack Obama nas presidenciais norte-americanas, em 2008, e garantiu que vai punir os responsáveis, nas vésperas da reunião com Obama.
© Getty Images
Mundo Muhammadu Buhari
O plágio foi denunciado por uma colunista do jornal ThisDay, na sexta-feira, notando "o problema moral do plágio num dia em que o Presidente lançou uma campanha a exigir honestidade e integridade".
De acordo com a AFP, várias linhas do discurso que Buhari proferiu no dia 08, quando lançou a campanha 'A mudança começa comigo', na qual promove uma nova maneira de pensar e de combater a corrupção generalizada, eram idênticas às ditas por Obama em 2008.
Buhari disse que "temos de resistir à tentação de cair outra vez no mesmo partidarismo, mesquinhez e imaturidade que têm envenenado o nosso país há tanto tempo; convoquemos um novo espírito de responsabilidade, espírito de serviço, de patriotismo e sacrifício".
Segundo a AFP, Obama disse, em 2008: "convoquemos um novo espírito de patriotismo; de serviço e responsabilidade onde cada um de nós resolver contribuir e tomar conta não só de nós próprios, mas de nós... Resistamos à tentação de cair outra vez no mesmo partidarismo e mesquinhez e imaturidade que envenena a nossa política há tanto tempo".
Obama vai encontrar-se com Buhari na terça-feira durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, anunciou a Casa Branca na sexta-feira, sendo expectável que debatam o apoio norte-americano à segurança e às mudanças económicas na Nigéria e aos esforços para combater o crescimento do grupo extremista islâmico Boko Haram.
Na quarta-feira, Obama vai também participar numa cimeira EUA-África, em que estarão 200 líderes empresariais americanos e africanos e vários chefes de Estado africanos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com