Milhares de tailandeses homenageiam rei falecido
Milhares de tailandeses estiveram hoje presentes à frente do palácio real para homenagear o rei Bhumibol falecido na quinta-feira, depois de 79 anos de um reinado que será seguido por por um período de regência.
© Getty Images
Mundo Banguecoque
O príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, surpreendeu na quinta-feira ao pedir um "prazo" antes de subir trono , deixando por agora o país sem monarca.
Neste contexto, os militares precisaram que em virtude da Constituição, Prem Tinsulanonda, até agora chefe do conselho privado do rei, será o regente por um prazo não especificado.
Tinsulanonda tem 96 anos mas continua muito ativo e é descrito pelos analistas como a eminência parda do palácio que mexe as cordas na cena política, nomeadamente os golpes de Estado militares.
Esta regência "será temporária pois atualmente o trono está vago", declarou à imprensa o vice-primeiro-ministro Wissanu Krea-Ngam.
Prem Tinsulanonda, antigo general e ex-primeiro-ministro, era até agora o principal conselheiro do rei defunto.
Na sexta-feira, o príncipe herdeiro conduziu, no seio do palácio, o ritual budista do banho do corpo do seu pai , primeira etapa de uma longa série de de ritos que vão durar um ano.
Desde o anúncio da morte do monarca na quinta-feira à noite, a capital Banguecoque tem alternado entre o branco e o negro.
O governo, que anunciou um período de luto de um ano, afirmou temer uma rutura de stocks no país.
Os funcionários públicos vão vestir-se de preto durante um ano.
Bhumibol Adulyadej, hospitalizado quase continuamente nestes dois últimos anos, não apareceu em público há cerca de uma no.
No entanto, o monarca foi a figura paterna do reino, reconfortante para muitos tailandeses que vivem na ideia de que ele era o 'pai da nação' depois de décadas de propaganda, reforçada por uma lei de lesa majestade rigorosa.
O último golpe de Estado em maio de 2014 foi realizado para salvar a monarquia por um exército ansioso para entrar na cena política com a aproximação da sucessão, enquanto a personalidade do príncipe herdeiro preocupa muitos tailandeses.
O príncipe passou grande parte do seu tempo na Alemanha e a sua personalidade, considerada instável, está a ser debatida, mesmo pelos assessores do palácio e generais no comando do governo, disseram analistas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com