Síria: Ideias novas na reunião para relançar negociações de paz
Os Estados Unidos, a Rússia e os principais países da região envolvidos na guerra na Síria debateram hoje, em Lausana, "ideias novas" para relançar negociações para um cessar-fogo, declarou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
© Reuters
Mundo John Kerry
Na reunião de pouco mais de quatro horas, deu-se "uma grande troca de ideias" e, apesar "da tensão", não houve manifestações "de rancor" e as várias partes acordaram prosseguir os esforços para repor a trégua, acrescentou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, no final do encontro.
"Houve um consenso em relação a determinados conceitos fundamentais, nomeadamente um amplo acordo quanto ao objetivo pretendido", disse Kerry, acrescentando que "as divergências incidem sobretudo nos métodos para o alcançar".
"Há várias ideias que devem ser rapidamente aplicadas, com a esperança de que possam contribuir para resolver os problemas que impediram o cumprimento do anterior cessar-fogo, mas não posso entrar em pormenores sobre elas, não posso fazê-lo publicamente, não quero criar especulação", sublinhou ainda o chefe da diplomacia norte-americana.
Moscovo e Washington concluíram, a 09 de setembro, um acordo de cessar-fogo na Síria, mas ele rapidamente foi quebrado, devido às violações ao mesmo logo constatadas no terreno. A Rússia e os Estados Unidos rejeitaram ambas qualquer responsabilidade no fracasso.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com