Alemanha recebe em novembro os primeiros 500 refugiados da Grécia
A Alemanha começará em novembro a receber os primeiros 500 refugiados que estão na Grécia, número que tem previsto aceitar mensalmente no futuro com o objetivo diminuir a quantidade de pessoas que estão no território grego.
© Getty Images
Mundo Território
"Recebemos tanto da Grécia como da Itália os pedidos de mais de quinhentos refugiados respetivamente", que estão a ser acolhidos e estudados pelo Departamento Federal para a Migração e Refugiados (BAMF), disse um porta-voz do Ministério do Interior alemão, citado pelo jornal económico "Handelsblatt".
Em novembro já poderá aterrar na Alemanha o primeiro avião procedente da Grécia, avançou o porta-voz.
Na reunião sobre os refugiados, realizada há algumas semanas em Viena, a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha anunciado o seu compromisso de receber os requerentes de asilo atualmente acolhidos na Grécia e em Itália, a um ritmo de quinhentos refugiados por mês, respetivamente.
Há um ano, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia acordaram a realocação de 160.000 refugiados em todo o território do bloco.
A Alemanha comprometeu-se a aceitar 27.000, mas face ao elevado número de requerentes de asilo chegados no ano passado ao país -- 890.000, segundo dados oficiais divulgados no dia 30 de setembro pelo ministro do Interior, Thomas de Maizière -, a implementação do acordado tem avançado lentamente.
Dado que o número de refugiados que estão a chegar este ano à Alemanha se reduziu consideravelmente em relação a 2015 -- 213.000 registados nos noves primeiros meses do ano -, o Governo alemão diz-se capaz de contribuir com o acolhimento de requerentes de asilo que estão em Itália e na Grécia, para aliviar a carga destes dois países.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com