FARC denuncia desertores que roubaram armas e dinheiro àquela guerrilha
A guerrilha colombiana FARC, a renegociar um acordo de paz com o governo da Colômbia, denunciou hoje que quatro integrantes de uma das suas frentes, que atuava no norte do país, desertaram depois de roubarem armas e dinheiro.
© Reuters
Mundo Guerrilha
De acordo com José Prudencio Padilla, do Bloco Martín Caballero, das FARC [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia], num comunicado publicado na internet na sexta-feira, e citado pela agência EFE, as deserções ocorreram entre 30 de agosto e 09 de outubro.
Os desertores são Edgardo Velásquez Yepes ("Freddy"), Lilibeth Vaca Sepúlveda ("Tatiana"), David Téllez Noriega ("Hernando") e Leida Cáceres Duarte, ("Sonia").
"Os personagens acima mencionados roubaram armas e dinheiro a organização, por isso alertamos agricultores, comerciantes e população em geral para que não lhes prestem nenhum auxílio ou aceitem exigências em nome das FARC, pois eles já não fazem parte do nosso movimento", lê-se no comunicado.
Os colombianos rejeitaram, no referendo de 02 de outubro, o acordo de paz firmado entre o Governo de Bogotá e as FARC a 26 de setembro em Cartagena.
Desde então, o governo colombiano mantém contactos com os que se opõem ao acordo de paz.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com