Palestina insta Trump a trabalhar na construção de um Estado palestiniano
O gabinete do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, pediu ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para trabalhar em conjunto para a criação de um Estado palestiniano.
© Getty Images
Mundo Mahmud Abbas
"Estamos prontos para negociar com o Presidente eleito na base da solução de dois estados e do estabelecimento do Estado Palestiniano com base nas fronteiras de 1967", disse à AFP o porta-voz Nabil Abu Rudeina, referindo-se ao ano em que Israel ocupou a Cisjordânia.
Os esforços de paz com Israel estão paralisados desde o fim da iniciativa liderada pelos Estados Unidos em abril de 2014.
A abordagem de Trump ao conflito israelo-palestiano permanece incerta.
Durante a sua campanha, Trump gerou polémica ao dizer que iria mudar a Embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém.
O movimento islamita Hamas, que controla Gaza, disse hoje que não espera uma mudança no preconceito dos Estados Unidos contra os palestinianos com Donald Trump na Casa Branca.
"O povo palestiniano não pode contar muito com qualquer mudança na presidência dos Estados Unidos porque a política norte-americana sobre a questão palestiniana é uma política consistente, baseada no preconceito", disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, à AFP.
"No entanto, esperamos que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reavalie esta política e a reequilibre no que diz respeito à questão palestiniana", acrescentou.
O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, o polémico multimilionário Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton.
Às 07:32 TMG (e de Lisboa), Trump obteve 276 votos no colégio eleitoral, mais que os 270 necessários (de um total de 538) para ganhar as presidenciais dos Estados Unidos, contra 218 conquistados por Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado do primeiro Governo de Barack Obama.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com