Iraque espera continuação do apoio americano à luta contra terrorismo
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, felicitou hoje Donald Trump pela eleição como presidente dos EUA, manifestando esperança na continuação do apoio norte-americano à luta contra o terrorismo.
© Reuters
Mundo Haider al-Abadi
"Esperamos com impaciência um apoio contínuo do mundo e dos Estados Unidos ao Iraque e à sua luta contra o terrorismo, que não ameaça apenas o nosso país, mas também o mundo inteiro", disse Abadi, segundo um comunicado do seu gabinete.
Os líderes da região autónoma do Curdistão também felicitaram o futuro presidente republicano.
A coligação internacional dirigida pelos EUA fornece um precioso apoio aéreo a Bagdade na sua luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) que em 2014 conquistou vastas áreas do território.
Atualmente, a coligação está envolvida nas ofensivas lançadas contra o Estado Islâmico nos seus feudos de Mossul, no Iraque, mas também em Raqa, na Síria.
Para lutar contra o EI, Trump propôs, por exemplo, matar as famílias dos islamitas e recorrer à tortura. Afirmou igualmente que os EUA deveriam roubar o petróleo iraquiano para pagar a operação militar norte-americana de oito anos que começou em 2003 e resultou no derrube do ditador Saddam Hussein.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com