Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Espanhola termina licenciatura aos 94 anos e torna-se uma inspiração

Fernanda Pozo Carreño recebeu o seu diploma esta segunda-feira, entre colegas, professores e outros estudantes da Universidade de Múrcia, que lhe prestou homenagem.

Espanhola termina licenciatura aos 94 anos e torna-se uma inspiração
Notícias ao Minuto

17:46 - 22/11/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Múrcia

Fernanda Pozo Carreño inscreveu-se na Universidade de Múrcia há 75 anos mas só esta semana conseguiu concluir uma licenciatura em Química. Não se trata, de todo, do percurso académico mais longo de sempre, mas antes de uma história de perseverança.

A espanhola de 94 anos começou os seus estudos em 1941, no mesmo ano em que abriu a Faculdade de Ciências na Universidade de Múrcia. Inscreveu-se ela e mais quatro mulheres, o universo total de mulheres na faculdade nesse ano – cinco.

Em entrevista à revista universitária, Fernanda disse que foram "alguns dos melhores anos da sua vida" mas, em 1949, teve que abandonar os estudos, por "motivos pessoais".

Só conseguiria voltar a ingressar no mesmo curso 75 anos depois. Porquê? Porque tinha "vontade de aprender" e "quando existe [esta vontade], não há barreiras".

Esta semana, de cadeira de rodas, recebeu o seu diploma em Química A, sendo ainda homenageada pela universidade. Professores, colegas e outros estudantes marcaram presença.

A neta de Fernanda agradeceu de forma emotiva à universidade e à avó. "Obrigado por tornarem um sonho em realidade, e a ti avó, obrigado por não perderes a esperança nunca".

O reitor da Universidade, José Orihuela, fechou a cerimónia dizendo que se entregava um diploma a uma licenciada "que, de certo modo, já o era há vários anos". "Apesar de todo o tempo passado, temos a sorte de termos ido a tempo que tornar realidade um velho sonho", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório