Detidas 12 pessoas na Índia por tráfico de bebés em caixas de biscoito
As autoridades indianas detiveram 12 suspeitos de tráfico de bebés, que os escondiam em caixas de biscoitos depois de comunicar a sua morte aos pais, para depois os venderem para adoção, informaram hoje fontes oficiais.
© iStock
Mundo Nova Deli
Quatro pessoas, entre as quais três mulheres, foram detidas hoje no Estado de Bengala, depois de na terça-feira terem sido detidos oito membros da alegada rede de tráfico, disse fonte do Departamento de Investigação Criminal de Bengala.
Na primeira operação, a polícia deteve o dono de uma clínica, um advogado, um funcionário de uma organização não-governamental, um médico, um curandeiro e mais outras três pessoas.
"Diziam aos pais que o bebé estava morto e era logo traficado, escondido numa caixa de biscoitos, através da organização não-governamental", explicou aos jornalistas o subinspetor-geral do departamento de investigação, Bharatlal Meena.
Segundo a fonte, os bebés rapazes eram vendidos por 2.900 dólares, enquanto as meninas custavam metade do preço, num país onde as mulheres preferem ter rapazes e há uma prática generalizada de abortos seletivos.
A preferência deve-se ao facto de o filho perpetuar a linhagem, herdar a propriedade e cuidar dos pais, enquanto as filhas implicam o pagamento de um dote para se casarem.
Cerca de 135.000 menores desapareceram durante 2013, quando entrou em vigor uma nova lei para diminuir o flagelo.
Em 2015, o número de desaparecimento de menores diminuiu para 67.000, segundo dados da organização não-governamental Bachpan Bachao Andolan, do prémio Nobel da Paz Kailash Satyarthi.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com