"Serei candidato. Quero dar tudo pela França"
O primeiro-ministro francês irá agora candidatar-se a presidente do país.
© Reuters
Mundo Manuel Valls
"Serei candidato. Quero dar tudo pela França", começou por dizer o atual primeiro-ministro e, agora, candidato à presidência de França nas eleições que decorrerão no próximo ano.
"Sim, sou candidato à Presidência da República", disse Manuel Valls, de 54 anos, num início de um discurso proferido na cidade de Evry, onde foi autarca durante 11 anos, entre 2001 e 2012.
No discurso, Manuel Valls salientou que a sua candidatura é de "reconciliação" e que quer juntar a esquerda francesa. "Chegou a altura de ir mais longe no meu compromisso político", disse Valls que já esta terça-feira apresentará a demissão do cargo de chefe do executivo.
As primárias da esquerda francesa vão realizar-se entre 22 e 29 de janeiro de 2017. Apesar de Manuel Valls ser o candidato preferido, à esquerda, nas sondagens, o ainda primeiro-ministro francês aparece em terceiro lugar, depois da candidata de extrema-direita Marine Le Pen e do candidato de direita François Fillon.
A candidatura de Manuel Valls acontece depois de Hollande ter renunciado a uma candidatura.
A popularidade do atual presidente atingiu o nível mais baixo depois de um mandato de cinco anos, marcado por alterações nas principais políticas, atentados terroristas, desemprego elevado e revelações sobre a sua vida privada.
Uma sondagem divulgada na quarta-feira da semana passada dava 7% das intenções de voto a Hollande na primeira volta das eleições presidenciais, a 23 de abril do próximo ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com